Subscrever um PPR através do Coverflex

Desde Julho de 2024 que a empresa onde trabalho começou a pagar-me um bónus através do cartão Coverflex. Esta plataforma dá acesso a vários benefícios, mas nem todos faziam sentido para mim, seja por falta de necessidade como por inexistência de oferta na minha zona de residência. Então, optei por aproveitar o benefício “Poupança e Reforma”, que permite a subscrição de um Plano Poupança Reforma (PPR), de forma direta ou através de reembolso.

O que é o Coverflex?

O Coverflex é uma plataforma de benefícios flexíveis que permite às empresas atribuírem um valor mensal ou anual aos funcionários para ser gasto nos benefícios disponíveis. Os benefícios que os funcionários têm acesso, de entre todos os disponibilizados pela Coverflex, são selecionados pela empresa.

Estes são os benefícios que tenho disponíveis:

O funcionário tem acesso à app Coverflex, onde pode gerir o saldo disponível, acompanhar as despesas e pedir reembolsos (há benefícios que funcionam apenas neste formato). Além disso, também está disponível um cartão físico ou virtual para os pagamentos dentro dos benefícios que o permitam.

Um das grandes vantagens desta plataforma são os benefícios fiscais, já que a maioria dos benefícios está isenta de Segurança Social e/ou IRS, o que torna mais vantajoso do que receber o mesmo valor no salário.

Na minha opinião, uma das principais desvantagens é que o valor atribuído pela empresa e que não seja utilizado até dia 31/12 de cada ano volta para a empresa, ou seja, não acumula para o ano seguinte.

Como subscrever um PPR com o Coverflex?

Como disse, apesar de ter várias opções de benefícios disponíveis, nenhuma se adequava às minhas necessidades, por isso, optei por subscrever um PPR para poder utilizar o valor mensal que a empresa me dava.

Para subscrever um PPR através do Coverflex, o primeiro passo é abrir conta na entidade financeira que disponibiliza o PPR que queremos. No meu caso, abri conta na Optimize pelos motivos que já expliquei aqui.

Existem duas formas de investir num PPR:

1. Investimento direto

A Coverflex disponibiliza 3 PPR para investimento direto, ou seja, diretamente através da aplicação. Basta selecionar a opção “começar investimento” e seguir os passos.

2. Investimento por reembolso

Se o PPR escolhido não for nenhum dentro dessas 3 opções, o processo é feito por reembolso. Primeiro, é necessário subscrever o PPR no site da entidade gestora, com dinheiro próprio. Quando a subscrição for confirmada, aí sim, submete-se o pedido de reembolso na app da Coverflex.

Como optei pelo PPR Optimize Agressivo, esta é a opção que escolho mensalmente. Assim que recebo o email com a confirmação, submeto o pedido de reembolso e, em poucos dias, o valor fica disponível na minha conta bancária.

Conclusão

Para mim, investir este bónus num PPR foi a forma mais eficaz de não desperdiçar este valor e ainda reforçar a poupança a longo prazo, e curto prazo também, já que ao longo do ano utilizei grande parte do valor que tinha investido no PPR para amortizar o crédito.

Achei útil trazer esta informação porque percebo que cada vez mais trabalhadores recebem algum valor através desta plataforma. Se tiveres dúvidas, deixa nos comentários 😉

Deixa o teu comentário